Se você chegou até aqui é porque, de alguma forma, blogs fazem parte do seu mundo. E por fazer também parte do nosso, é que esta pesquisa é uma realidade. Um dia acordamos de saco cheio de ouvir por aí que blogs são isso, ou são aquilo. A gente acredita que ninguém melhor para falar sobre blogs do que aqueles que estão dentro da blogosfera, e que já estava na hora de a gente conhecer um pouco mais sobre nós e essa tal blogosfera.

Foi a primeira vez que se fez algo do tipo no Brasil. O estudo, entretanto, tem seu caráter científico limitado, já que mesmo usando métodos científicos, não foi possível conhecermos seguramente o universo a ser pesquisado para controle da amostra. Mas acreditamos que de forma alguma isso invalida informações importantes que foram extraídas.

A receptividade à pesquisa e o número de questionários respondidos superaram nossas expectativas, o que nos deixou muito satisfeitos, bem como as críticas e elogios recebidos, os quais agradecemos. Alguns pontos, sabemos, poderiam ser melhorados e serão para um próximo estudo.

O questionário ficou disponível entre 10 de novembro de 2005 e 25 de novembro de 2005, neste espaço. A Verbeat foi responsável por todo processo de planejamento e levantamento de dados, até extração dos resultados e publicação, com acesso irrestrito.

Agradecemos muito sua participação e interesse, e lembramos que independente deste relatório que se segue, por nós organizado, estão disponíveis para download o material ‘bruto’ da pesquisa – uma planilha com todos os dados. Esperamos que assim o estudo se mantenha em movimento, dando luz a novos cruzamentos de dados e conclusões, por quem quiser encontrá-los. E uma vez que você encontre, ficaremos gratos e honrados de poder publicar no site essa contribuição para compartilhá-la também com todos. Entre em contato.

A Pesquisa Blogosfera Brasil é uma iniciativa Verbeat (www.verbeat.org), idealizada, planejada e executada por Leandro Gejfinbein (gejfin@verbeat.org), Luiz Afonso Escosteguy (afonso@verbeat.org), Simone Bicca (simone@verbeat.org), Tiago Casagrande (tiago@verbeat.org) e Uilson Brito (uilson@verbeat.org), com fundamental apoio de grandes amigos da blogosfera.

Para demais informações, críticas, sugestões ou elogios, escreva para pesquisa@verbeat.org.

Um abraço,

Verbeat
Agosto/2006

RELATÓRIO (PDF - 150kb)

Íntegra dos Dados (ZIP/XLS - 258Kb/1,3Mb)