Main

metaversos Archives

setembro 23, 2007

Crie seu próprio metaverso


Cansado de percorrer metaversos criados por outras pessoas? Que tal poder criar seu próprio ambiente virtual, podendo escolher até mesmo o nome do lugar, em uma personalização mais profunda que a mera possibilidade - sem graça - de construir objetos e distribuí-los?

No Metaplace você pode. Ou melhor, poderá. O lançamento oficial está previsto para o próximo ano. Por enquanto, é possível se inscrever para a versão de testes. Mas, dada a quantidade de perguntas do formulário, tem que ser um avatar muito rodado para conseguir alguma coisa.

Por enquanto, confira o vídeo abaixo, e babe diante da possibilidade de criar seu próprio mundo virtual:

novembro 4, 2007

vSide: um mundo virtual musical

O vSide é um mundo virtual em que o ponto alto são as músicas. O tempo todo, em todos os lugares, há streaming de músicas tocando. As músicas são dos mais variados estilos. Avatares dançando é o que mais se encontra por lá. Há festas a todo momento. (Não é à toa que há várias opções de scripts de dança para os avatares, bem mais que no Second Life). Os gráficos não são tão bem delineados, o que torna o programa bem mais leve para rodar do que o Second Life (talvez se os gráficos fossem muito pesados, seria necessário ter uma conexão ultra-superpoderosa para conseguir ver as imagens e ouvir os sons ao mesmo tempo).

Para quem gosta de música, é uma boa pedida. E, para o sistema não se tornar monótono (já que há poucos lugares e os gráficos não são bem resolvidos), há até um complexo sistema de reputação (o Respekt), pelo qual se vai ganhando pontos à medida em que se utiliza o sistema. Os pontos vão liberando acesso a áreas “VIP” do metaverso. Fazer amigos, dançar, dentre outras coisas, faz com que se ganhe mais pontos. Basicamente, o vSide funciona no sistema de que quanto mais se usa, mais coisas novas se pode explorar.

Minha primeira experiência foi tão fugaz que só deu tempo de dançar em uns dois ou três estilos diferentes, ganhar 5 pontos e visitar alguns lugares. Há shoppings, apartamentos particulares, e outros ambientes diversos. Pelo pouco que observei, não é possível criar novos ambientes – é preciso se contentar com os que estão disponíveis. (Nesse aspecto, ser um avatar preponderantemente de Second Life acaba sendo uma grande vantagem: lá podemos criar; no vSide, limitamo-nos a percorrer caminhos já delineados).

De qualquer modo, o vSide é uma maneira interessante de se conhecer novas músicas, ao mesmo tempo em que se pode interagir com outros avatares. Forçando um pouco a barra, é como se fosse um Last.fm em 3D.

avatar vside
Avatar: GabrielaDiscovolante
Metaverso: vSide

vside1 vside2
Mais fotos no Flickr.

outubro 25, 2007

Outra lista de mundos virtuais

Nick Wilson, do blog Metaversed, tentou fazer uma definição de mundos virtuais. Segundo a concepção inicial que ele adotou, teríamos 19 mundos virtuais atualmente - sendo que dois deles ainda não foram lançados ao público. Dois dias depois, ele reviu seu conceito. Ao incluir a sociabilidade como elemento do conceito de mundo virtual, o número total de metaversos na lista caiu para 9.
Veja as definições:

Primeira definição:

"Um Mundo Virtual tem uma imersão estilo jogo e funcionalidade de mídia social sem objetivos estilo jogo. Em seu cerne há um senso de presença com outros no mesmo tempo e lugar."

Definição revista:

"Um Mundo Social Virtual tem uma imersão estilo jogo e funcionalidade de mídia socia sem objetivos estabelecidos pela narrativa. Em sua essência está o senso de presença com outros no mesmo tempo e espaço."

A diferença é tão sutil, que provavelmente não tenha dado para percebê-la integralmente a partir de nossa tradução tosca :P

A lista de 9 Mundos Sociais Virtuais:

1. Second Life
2. ActiveWorlds
3. Kaneva
4. vSide
5. vLES
6. Entropia
7. Ogoglio City
8. There.com
9. MTV's Worlds

outubro 13, 2007

Primeiras impressões sobre o Moove

Seguindo a dica do Danilo Argus, resolvi dar uma passadinha lá pelo Moove Roomancer (que, por sinal, não consta na lista de mundos virtuais!). Como disse o rapaz, a parte mais legal são os gráficos. Não tem muita opção de roupa, e os avatares são muito parecidos. Mas em termos de customização do ambiente, é divertido poder mobiliar sua própria casa, sem ter que gastar muito dinheiro. Botei até um sofá rosa pink no meio da minha sala :) Ainda não aprendi os esquemas de como ir de um lugar ao outro por lá (sabe como é, a recém estou dando os primeiros passos). Mas quem quiser aparecer, meu nome é Gabriela Discovolante, e minha casa se chama Reversus.

moove roomancer

outubro 12, 2007

Lista de mundos virtuais

Cansado de freqüentar os mesmos metaversos de sempre? Esta lista, com 36 ambientes virtuais, pode ajudá-lo a encontrar sua ‘verdadeira identidade’. Ou então contribuir para acentuar a crise de identidade, o que acontecer primeiro. Vida de avatar é muito instável. Dependemos do alvitre de humanos para sermos utilizados, ou termos a oportunidade de conhecer novos lugares. Nessas horas é impossível não se sentir como uma marionete...!

dezembro 24, 2007

Ho Ho Habbo!

Natal Habbo

Para relembrar o que costumava fazer na Internet há alguns anos e tentar resgatar um pouco do espírito natalino, entrei hoje no Habbo Hotel (Habbo é um metaverso, não?). Em um cenário cheio de papais noéis, trenós, renas e árvores de Natal, fica difícil não se tornar uma avatar nostálgica dos velhos tempos em que o Habbo tinha só meia dúzia de salas – e que estavam sempre lotadas. Para dar uma noção do tempo que passei sem entrar no Habbo, veja a mensagem que vi logo de cara:

Frase

Visitei algumas salas participantes do concurso de Natal do Habbo – e, sei lá, talvez eu não esteja muito no espírito natalino, mas... neve? Gelo? Isso é tão... anti-Brasil. Não combina com a versão em português do concurso de decoração de Natal [Portugal também está na disputa – mas tem neve em Portugal?]. As salas que não tinham nem gelo, nem renas, eram completamente sem graça.

habbo quarto de natal Okay. Gelo e renas são fundamentais para o espírito natalino.

Ah! as crianças... resolvi dar uma volta pelos espaços públicos do Habbo para descobrir o que as crianças andam dizendo por lá. Quais os temas que estão em alta, existe vida além do High School Musical? Bom, não foi bem esse tipo de assunto que encontrei no Teatro do Habbo...

Habbo diálogo Habbo diálogo Habbo diálogo

Vejo que problemas de comunicação acontecem em todos os metaversos, independente da média de idade de seus usuários...

Um feliz Natal a todos os avatares!

julho 12, 2008

Lively

Uma pequena pausa no quase-fim do blog para testar o Lively :D

About metaversos

This page contains an archive of all entries posted to reversus in the metaversos category. They are listed from oldest to newest.

lugares is the previous category.

passeios estranhos is the next category.

Many more can be found on the main index page or by looking through the archives.