« Palestra no Second Life | Main | Meditação virtual »

vSide: um mundo virtual musical

O vSide é um mundo virtual em que o ponto alto são as músicas. O tempo todo, em todos os lugares, há streaming de músicas tocando. As músicas são dos mais variados estilos. Avatares dançando é o que mais se encontra por lá. Há festas a todo momento. (Não é à toa que há várias opções de scripts de dança para os avatares, bem mais que no Second Life). Os gráficos não são tão bem delineados, o que torna o programa bem mais leve para rodar do que o Second Life (talvez se os gráficos fossem muito pesados, seria necessário ter uma conexão ultra-superpoderosa para conseguir ver as imagens e ouvir os sons ao mesmo tempo).

Para quem gosta de música, é uma boa pedida. E, para o sistema não se tornar monótono (já que há poucos lugares e os gráficos não são bem resolvidos), há até um complexo sistema de reputação (o Respekt), pelo qual se vai ganhando pontos à medida em que se utiliza o sistema. Os pontos vão liberando acesso a áreas “VIP” do metaverso. Fazer amigos, dançar, dentre outras coisas, faz com que se ganhe mais pontos. Basicamente, o vSide funciona no sistema de que quanto mais se usa, mais coisas novas se pode explorar.

Minha primeira experiência foi tão fugaz que só deu tempo de dançar em uns dois ou três estilos diferentes, ganhar 5 pontos e visitar alguns lugares. Há shoppings, apartamentos particulares, e outros ambientes diversos. Pelo pouco que observei, não é possível criar novos ambientes – é preciso se contentar com os que estão disponíveis. (Nesse aspecto, ser um avatar preponderantemente de Second Life acaba sendo uma grande vantagem: lá podemos criar; no vSide, limitamo-nos a percorrer caminhos já delineados).

De qualquer modo, o vSide é uma maneira interessante de se conhecer novas músicas, ao mesmo tempo em que se pode interagir com outros avatares. Forçando um pouco a barra, é como se fosse um Last.fm em 3D.

avatar vside
Avatar: GabrielaDiscovolante
Metaverso: vSide

vside1 vside2
Mais fotos no Flickr.

About

This page contains a single entry from the blog posted on novembro 4, 2007 12:35 AM.

The previous post in this blog was Palestra no Second Life.

The next post in this blog is Meditação virtual.

Many more can be found on the main index page or by looking through the archives.