julho 12, 2008

12 de julho, 2008
Lively

Uma pequena pausa no quase-fim do blog para testar o Lively :D

janeiro 25, 2008

25 de janeiro, 2008
Av. Paulista no Second Life

Avenida Paulista

A cidade de São Paulo completa hoje 454 anos. Para comemorar, a Brasil Second Life (BRSL) disponibilizou no Second Life um trecho de três quadras da Avenida Paulista, em reprodução fiel. De acordo com o Estadão/MetaNews, “o projeto é a primeira réplica completa de um espaço público brasileiro no Second Life”.

A reprodução dos prédios segue a mesma proporção do que se pode encontrar no mundo físico. Os três quarteirões vão da Rua Haddock Lobo até a Alameda Ministro Rocha Azevedo. Tem até o trecho do metrô que passa no local – a reprodução é tão fiel que levei um susto quando estava procurando o ângulo ideal para tirar a foto acima (ficou legal, não?) e um barulho de trem, seguido de um alerta de “Atenção!”, surgiu do nada.

A réplica da Av. Paulista fica na Nova Ilha Brasil.

Nova Ilha Brasil (183, 182, 41)

(Via Carnet de Notes)

janeiro 3, 2008

3 de janeiro, 2008
Desafios e tendências para o Second Life

O blog oficial do Second Life lançou, no finalzinho de 2007, o podcast "Inside the Lab". A idéia é fazer entrevistas com o pessoal do próprio Second Life. A primeira entrevista foi com o CEO e fundador do Second Life Philip Rosedale.

Em cerca de 24 minutos, Rosedale ressalta os novos usos que surgiram para o Second Life em 2007 (segundo ele, "o ano dos mundos virtuais"), e aponta desafios e tendências para 2008. Os empreendimentos e o uso do Second Life para a educação são destacados.

Ouça o podcast no blog do Second Life (24 minutos, 12Mb).

dezembro 24, 2007

24 de dezembro, 2007
Ho Ho Habbo!

Natal Habbo

Para relembrar o que costumava fazer na Internet há alguns anos e tentar resgatar um pouco do espírito natalino, entrei hoje no Habbo Hotel (Habbo é um metaverso, não?). Em um cenário cheio de papais noéis, trenós, renas e árvores de Natal, fica difícil não se tornar uma avatar nostálgica dos velhos tempos em que o Habbo tinha só meia dúzia de salas – e que estavam sempre lotadas. Para dar uma noção do tempo que passei sem entrar no Habbo, veja a mensagem que vi logo de cara:

Frase

Visitei algumas salas participantes do concurso de Natal do Habbo – e, sei lá, talvez eu não esteja muito no espírito natalino, mas... neve? Gelo? Isso é tão... anti-Brasil. Não combina com a versão em português do concurso de decoração de Natal [Portugal também está na disputa – mas tem neve em Portugal?]. As salas que não tinham nem gelo, nem renas, eram completamente sem graça.

habbo quarto de natal Okay. Gelo e renas são fundamentais para o espírito natalino.

Ah! as crianças... resolvi dar uma volta pelos espaços públicos do Habbo para descobrir o que as crianças andam dizendo por lá. Quais os temas que estão em alta, existe vida além do High School Musical? Bom, não foi bem esse tipo de assunto que encontrei no Teatro do Habbo...

Habbo diálogo Habbo diálogo Habbo diálogo

Vejo que problemas de comunicação acontecem em todos os metaversos, independente da média de idade de seus usuários...

Um feliz Natal a todos os avatares!

dezembro 7, 2007

7 de dezembro, 2007
Para além dos usos mercadológicos

Experiências conduzidas pela Universidade de Keio, no Japão, procuram proporcionar novas oportunidades para pessoas que sofrem de paralisia cerebral. Eletrodos afixados no couro cabeludo registram as atividades cerebrais, e transmitem as informações diretamente para o computador. O resultado é a possibilidade real e concreta de se controlar um avatar no Second Life apenas com o poder da mente, sem que seja necessário usar dispositivos como mouse ou teclado. Neste site, é possível assistir a uma demonstração em vídeo do equipamento funcionando.

novembro 5, 2007

5 de novembro, 2007
Meditação virtual

Meditação

Você é um avatar estressado, em busca de um lugar virtual para descansar? Seus problemas acabaram! No Peacemaker Training and Education Center, um espaço para meditação e resolução de conflitos, você encontra um lugar para relaxar ao final de uma tarde corrida de idas e vindas por teletransporte e de vôos frustrados. Nada de blablablá frenético no meio da rua, nada de pesadas paisagens que levam uma vida para carregar. Só você e seus pensamentos. E tem até uma musiquinha de fundo para ajudar a se acalmar...

novembro 4, 2007

4 de novembro, 2007
vSide: um mundo virtual musical

O vSide é um mundo virtual em que o ponto alto são as músicas. O tempo todo, em todos os lugares, há streaming de músicas tocando. As músicas são dos mais variados estilos. Avatares dançando é o que mais se encontra por lá. Há festas a todo momento. (Não é à toa que há várias opções de scripts de dança para os avatares, bem mais que no Second Life). Os gráficos não são tão bem delineados, o que torna o programa bem mais leve para rodar do que o Second Life (talvez se os gráficos fossem muito pesados, seria necessário ter uma conexão ultra-superpoderosa para conseguir ver as imagens e ouvir os sons ao mesmo tempo).

Para quem gosta de música, é uma boa pedida. E, para o sistema não se tornar monótono (já que há poucos lugares e os gráficos não são bem resolvidos), há até um complexo sistema de reputação (o Respekt), pelo qual se vai ganhando pontos à medida em que se utiliza o sistema. Os pontos vão liberando acesso a áreas “VIP” do metaverso. Fazer amigos, dançar, dentre outras coisas, faz com que se ganhe mais pontos. Basicamente, o vSide funciona no sistema de que quanto mais se usa, mais coisas novas se pode explorar.

Minha primeira experiência foi tão fugaz que só deu tempo de dançar em uns dois ou três estilos diferentes, ganhar 5 pontos e visitar alguns lugares. Há shoppings, apartamentos particulares, e outros ambientes diversos. Pelo pouco que observei, não é possível criar novos ambientes – é preciso se contentar com os que estão disponíveis. (Nesse aspecto, ser um avatar preponderantemente de Second Life acaba sendo uma grande vantagem: lá podemos criar; no vSide, limitamo-nos a percorrer caminhos já delineados).

De qualquer modo, o vSide é uma maneira interessante de se conhecer novas músicas, ao mesmo tempo em que se pode interagir com outros avatares. Forçando um pouco a barra, é como se fosse um Last.fm em 3D.

avatar vside
Avatar: GabrielaDiscovolante
Metaverso: vSide

vside1 vside2
Mais fotos no Flickr.

outubro 31, 2007

31 de outubro, 2007
Palestra no Second Life

panfleto

Interessados, favor deixar nome do avatar e e-mail* em comentário a esta postagem :)

* pode ser no próprio campo "e-mail" da caixa de comentários

outubro 27, 2007

27 de outubro, 2007
Desvendando um crime virtual

O CSI:NY procurou fazer uma interessante mistura do Second Life com os crimes normalmente desvendados pela série. O resultado são dois episódios especiais, nos quais os fãs da série podem participar das investigações no Second Life, analisando pistas e conversando com outros avatares, ou interrogando testemunhas.

Estive por lá, e passei brilhantemente pelo treinamento para detetive :) Mas ainda não consegui descobrir muita coisa. A cidade parece deserta!! A boa notícia é que temos bastante tempo para 'brincar', pois o desfecho do caso só será revelado em fevereiro.

Quem tiver curiosidade, pode acessar o CSI no Second Life diretamente por aqui, ou então passar antes pela página do CSI:NY Virtual para obter mais informações sobre o caso.

CSI 14 CSI 13 CSI 10 CSI 9 CSI 8 CSI 7 CSI 6 CSI 4 CSI 2 CSI 1

Mais fotos no Flickr.

outubro 25, 2007

25 de outubro, 2007
Outra lista de mundos virtuais

Nick Wilson, do blog Metaversed, tentou fazer uma definição de mundos virtuais. Segundo a concepção inicial que ele adotou, teríamos 19 mundos virtuais atualmente - sendo que dois deles ainda não foram lançados ao público. Dois dias depois, ele reviu seu conceito. Ao incluir a sociabilidade como elemento do conceito de mundo virtual, o número total de metaversos na lista caiu para 9.
Veja as definições:

Primeira definição:

"Um Mundo Virtual tem uma imersão estilo jogo e funcionalidade de mídia social sem objetivos estilo jogo. Em seu cerne há um senso de presença com outros no mesmo tempo e lugar."

Definição revista:

"Um Mundo Social Virtual tem uma imersão estilo jogo e funcionalidade de mídia socia sem objetivos estabelecidos pela narrativa. Em sua essência está o senso de presença com outros no mesmo tempo e espaço."

A diferença é tão sutil, que provavelmente não tenha dado para percebê-la integralmente a partir de nossa tradução tosca :P

A lista de 9 Mundos Sociais Virtuais:

1. Second Life
2. ActiveWorlds
3. Kaneva
4. vSide
5. vLES
6. Entropia
7. Ogoglio City
8. There.com
9. MTV's Worlds

inversus verbeat. experimentando metarversos na modernidade líquida. conheça.




Alessa Boucher e Gabriela Discovolante em relatos virtuais reais virtuais/reais de experiências reais/virtuais habitando metaversos. É a maluquice modernidade líquida, virada de cabeça para baixo.


rss

www.flickr.com