Telefone sem fio
A fotografia acima é do candidato democrata à presidência John Edwards e sua bonita família (faltando o filho mais velho, que tragicamente morreu aos 16 anos num acidente de carro, em 96). John é casado com Elizabeth há 30 anos, numa relação feliz e companheira, e no final de 2004 todos vimos o quanto o casal sofreu quando ela foi diagnosticada com câncer no seio (no momento ela está em remissão). Mesmo assim, sem qualquer fundamento, a criatura abjeta que atende pelo nome de Ann Coulter, colunista de extrema-direita, apelou para um louco ataque ao candidato, chamando-o de faggot (viado) na recente Conferência de Ação Política Conservadora. O xingamento despropositado seria rapidamente ignorado como mais uma imbecilidade de Ann Coulter, se não fosse a avidez da mídia americana em cobrir incessantemente essa história. Ou seja, a todo momento aparece num canal pretensamente sério como a CNN que "Ann Coulter diz que John Edwards é viado". O público, em vez de prestar atenção ao fato de que se trata de uma tentativa de calúnia e difamação, é bombardeado com a mensagem "John Edwards é viado".
Coisa parecidíssima aconteceu no mês passado com outro popular candidato democrata à presidência, Barack Obama. O canal de extrema-direita Fox News colocou no ar uma "denúncia" de que Obama tinha estudado numa escola muçulmana na Indonésia aos 7 anos de idade. Na matéria, eles praticamente dizem que Obama foi educado por terroristas islâmicos, e os comentaristas em seguida dizem que ele é uma ameaça caso eleito como presidente americano. Felizmente, o programa de Anderson Cooper da CNN veio com outra reportagem mostrando a idiotice da Fox - Obama é cristão da United Church of Christ, e vai à igreja todo domingo. Ele estudou na escola da Indonésia porque seu padrasto levou a família para lá na época; e a escola tem um currículo mais laico do que religioso. Mesmo assim, a cobertura sensacionalista da Fox fez efeito para muitos eleitores. Aqui mesmo no meu blog, uma leitora brasileira disse, comentando no meu post sobre a candidatura do Obama: "Uma amiga que mora nos EUA me contou q a última bomba da história entre os democratas, trazida a tona pela Hillary, é q Obama é muculmano - o q certamente abalaria mto da credibilidade e do carisma q ele tem." Como num efeito da brincadeira de telefone sem fio, a amiga dela entendeu (e repassou) a mensagem de que o cristão Barack Obama é "muçulmano". E notem o detalhe de que elas também ouviram a versão mentirosa, promovida pela direita, de que teria sido a Hillary Clinton quem trouxe à tona essa história (manchando a imagem de dois candidatos democratas de uma só vez).
A estratégia do Partido Republicano e seus aliados de disseminar mentiras sobre os seus oponentes, com o auxílio conveniente da mídia que as repete sem parar, mesmo quando as calúnias não têm o menor fundamento, não é novidade na política americana. O candidato democrata à presidência em 2004, John Kerry, foi bastante prejudicado por uma campanha de um grupo chamado Swift Boat Veterans for Truth, de veteranos da guerra do Vietnã que alegavam ter visto Kerry se comportar de forma desonrosa. Ou seja, o candidato herói e ferido na guerra, tendo recebido a medalha purple heart, era transformado num traidor e covarde. E enquanto a imprensa discutia a polêmica sem parar, pouco se mencionava o fato de George W. Bush ter usado a influência do pai para fugir do Vietnã, e nem mesmo no serviço moleza que ele tinha que prestar dentro dos Estados Unidos, na Guarda Nacional Aérea, ele apareceu, durante um ano inteiro. Hoje, "swiftboating" virou um jargão político para as situações em que os conservadores tentam destruir um candidato através de uma campanha caluniosa.
Comments
Tô com saudade de tu. Não some não.
Beijos de Happy Saint Patrick's!
Posted by: Andréa N. | março 17, 2007 11:37 AM
e se o cara for gay? e dai? eu ia adorar um presidente gay, aqui ou ai. :) ai mais ainda, lógico.
bjs
Posted by: Lauravive | março 17, 2007 11:23 AM
Nossa, R, que exploração com os fijianos, hein? Colonial mesmo!
Vou repassar essa notícia para a minha colega de trabalho que é de Fiji.
Posted by: Leila | março 15, 2007 7:30 AM
Eu sempre passo por aqui e achei que essa notícia poderia te interessar. Sobre os fijianos que são recrutados para trabalhar como seguranças no Iraque e Afeganistão, ganhando muito menos que os europeus e americanos e sem material de proteção adequado.
http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/6449075.stm
Posted by: R | março 15, 2007 6:25 AM
Em tempo de eleiçoes parece que nao há jogo limpo em nenhum país... recorda o candidato que foi envenenado, quase morre e ficou completamente deformado em um país do leste europeu?
Jogo de sacana da mídia entao, nem se fala.
Leia um livro brasileiro, escrito por Paula Fontenelle, sobre o papel da mídia durante a guerra do Iraque: A Guerra pelas Mentes.
Posted by: nora borges | março 14, 2007 1:37 PM
Milton, já fizeram isso. Na Fox, claro.
Denise, por falar nisso, aqui tem uma foto do ginecologista da Ann Coulter:
http://www.dependablerenegade.com/dependable_renegade/2007/03/ann_coulters_gy.html
Posted by: Leila | março 14, 2007 8:22 AM
Essa Ann Coulter é um nojo.
Posted by: Denise Arcoverde | março 14, 2007 6:59 AM
Obama = Osama. Este jingle ainda vai surgir.
Posted by: Milton Ribeiro | março 14, 2007 6:11 AM
And they just. Won't. Stop: http://www.salon.com/wire/ap/archive.html?wire=D8NR66OO0.html
Posted by: Cam Seslaf | março 13, 2007 10:09 AM
COLOCO ESSE ASSUNTO PARA PAUTA.
Vamos colocar em discurção:
Por meio deste, vou perguntar, afirmar, e deixar no ar algumas suposições.
Porque a esquerda brasileira quer tanta distancia dos USA ao ponto de não enxergar que o Brasil tem muito a ganhar na parceria com os USA na questão ETANOL ?
Porque será, que a esquerda brasileira induz os jovens e aos menos informados que nossos visinhos como: Venezuela, Bolívia e Argentina são países amigos de verdade?
Mais uma pergunta bem objetiva: Se a Bolívia, Uruguai e Colômbia e principalmente Argentina tivesse a tecnologia que o Brasil tem hoje do Etanol, você acredita que eles teriam o mesmo comportamento do governo Brasileiro, que fica esnobando um acordo grandioso desse com o USA.
Em minha modesta opinião, se nossos visinhos tivessem a tecnologia e grandiosidade do Brasil, pode acreditar, eles pouco se importariam com as opiniões de seus visinhos.
E Digo mais, se a Argentina tivesse a grandeza da tecnologia do Brasil, pode apostar, eles dariam as costas para o resto da América latina, e estariam sim fazendo parceria com a Europa e USA.
Infelizmente o Governo brasileiro por ser esquerda, fica alimentando uma amizade perigosa com nossos visinhos como, por exemplo, o Ditador Hugo Chávez, Bolívia e Argentina.
Esses países não são confiáveis e já deram certa demonstração disso no passado e no passado recente.
No caso da Argentina, essa é uma das piores, piores porque eles não admitem e não aceitam que o Brasil se torne um dia o líder da América latina.
A Argentina não aceita e sempre votou contra o Brasil ter cadeira na ONU.
A verdade é que Lula devido esta esquerda idiota do PT onde tem ditadores disfarçados de socialistas não querem enxergar a realidade.
A realidade é fácil, o Brasil não precisa ficar se explicando aos seus visinhos e pior, dando satisfação se fará ou não acordo com os USA.
Somos soberanos e devemos sim buscar o melhor para nós, e ao fazer isso, estaríamos fazendo simplesmente o que qualquer outro na América latina faria com certeza.
O Brasil é um adulto e o povo brasileiro merece que esta nação vá a busca do melhor, e o melhor no momento, é a real oportunidade de se fazer uma parceria de verdade com os USA em pró do ETANOL.
Somos uma potência nesta área e temos que aproveitar e só os idiotas não enxergam que se tornar um parceiro dos USA será mais benéfico para o Brasil porque os americanos vão precisar de álcool.
Infelizmente os ideais radicais do PT, não permitem que o Brasil se aproxime definitivamente do USA, e isso é ruim para essa nação .
Não sou contra o Brasil ser amigos de seus visinhos, más não aceito que eles impõem condições, cobrem satisfações e até usem a força para conseguir as coisas do Brasil.
Na prática nossos visinhos mais querem tirar do Brasil do que propriamente dar.
Pergunto: Já imaginou se o USA colocasse seu exercido para tomar uma empresa brasileira nos USA ?
Isso seria um uma BOMBA !!!
Mas a Bolívia e outros visinhos já fizeram e outros tentaram isso e o nosso governo foi benevolente e bonzinho com eles dizendo até que os pobres de lá são mais pobres que os de Cá.
Durma com um barulho desses.
A verdade é o Governo Lula tem favorecido e MUITO nossos visinhos: Anistiou a dívida que Bolívia tinha com O Brasil, aceitou imposições e ameaças da Bolívia na questão do Gás, Investiu e construiu uma ponte na Venezuela com dinheiro do banco do Brasil, Emprestou a perder de vista dinheiro ao Paraguai e outras coisas mais.
Pergunto: Porque Lula tem sido tão bonzinho assim com nossos visinhos?
O que nossos visinhos tem feito de favorável ao Brasil no passado e no presente ao ponto de se achar que estamos lhes pagando algum favor?
Sinceramente não entendo mesmo, porque o que sei, é que nossos visinhos mais nos tiraram e nos contrariaram que nos foi a favor.
O que sei é que eles nossos visinhos como: Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia tem mesmo é muita inveja do Brasil e já mais vão aceitar que nos tornamos uma potencia de verdade.
E acredite se for depender deles, o Brasil nunca chegará Lá: POTENCIA!!
Essa é a opinião de alguém que não confia em nossos visinhos.
Podemos ser amigos deles comercialmente, mas não precisamos se aliar a eles, não são confiáveis.
Ângelo Duarte
Posted by: Angelo Duarte | março 11, 2007 4:24 PM
Vou ver o personagem do Rodrigo no filme "300" hoje a noite... Tomara que dessa vez ele tenha mais lines.
Posted by: Marcelo | março 10, 2007 4:34 PM
Depois que eu li "Chatô, o Rei do Brasil", nunca mais recebi as notícias da mesma forma. É revoltante o que se faz em época de eleição.
Posted by: Lili | março 9, 2007 4:01 PM
Leiloca, adorei o post. Eu estava mais perdida que cego em tiroteio com estas histórias todas.
Mas passei aqui para te deixar um beijão que tava com saudade.
Posted by: Alline | março 9, 2007 3:47 PM
Ann Coulter, Ann Coulter... Eu a vi "se explicando" no Hannity and Colmes, com aquelas risadas pseudo-inocentes... Eu não ficaria trancada numa mesma sala que ela. Mulher assustadora.
Posted by: Cam Seslaf | março 8, 2007 10:33 AM
Leila, off-topic, mas é um assunto que te interessa: aqui em SP a prefeitura tá varrendo a sujeira pra debaixo do tapete pra visita do Bush... removendo barracos e ambulantes, pintando muros e calçadas próximos ao hotel Hilton, onde ele se hospeda.
Posted by: Serbão | março 8, 2007 6:08 AM
Leila, não sei. No Townhall, que é site de republicano, a mais odiada ainda é a Hillary...
Veja este texto(Uma rara coisa boa naquele antro de doidos):
http://www.townhall.com/columnists/KevinMcCullough/2007/02/18/why_hillary_bullies_her_house_slaves
Posted by: André Kenji | março 8, 2007 5:27 AM
André, claro que a Hillary não tem chance, e é por isso que a direita está concentrando os golpes no Edwards e Obama.
Posted by: Leila | março 7, 2007 8:20 PM
E se Edwards é realmente um bom candidato, essa pecha não vai colar, ué.
Posted by: André Kenji | março 7, 2007 6:53 PM
Leila
Mas meu ponto é que, para quem já disse uma quantidade absurda de bobagem, chamar um ex-senador de boiola é fichinha... ;)
E você acha mesmo que uma senadora com mais de 40% de rejeição tem chances de vencer?
Posted by: André Kenji | março 7, 2007 6:51 PM
André, eu estou tentando me manter dentro do tópico do post, que é a repetição de mentiras através da mídia até o momento em que o público pensa que elas são verdade.
Em nenhum momento eu disse que o que a Ann Coulter fez com o Edwards foi "pior" do que ela fez com as viúvas do 9/11 e o juiz da Suprema Corte... Essa mulher é, como também disse no post, uma criatura abjeta, desprezível, que fez sua fama em cima de frases sensacionalistas, absurdas e preconceituosas que chamam atenção. Ela começou a carreira inclusive metendo pau nos Clinton e continua fazendo isso até hoje, mesmo quando nenhum dos dois têm nada a ver com o assunto em discussão. Ela está escudada em seu direito de livre expressão e por isso não tem medo de disseminar racismo e preconceito a todo momento. O que me admira é ver que ela é contratada por canais de TV e jornais para dizer suas sandices. Em outro país ela jamais seria levada a sério, jamais seria contratada como comentarista política.
A direita tem horror da Hillary Clinton, mas no momento está concentrando seus ataques no Edwards e no Obama porque eles são os candidatos com mais chances de derrotar os republicanos. Simples assim. Basta um candidato democrata começar a ganhar destaque na mídia, e eles vão correr atrás de alguma possibilidade de manchar a imagem deles.
Da mesma forma que o Edwards é obviamente hetero, o Obama é obviamente cristão. Levantar dúvidas contra isso é completamente desonesto, mas mesmo assim a extrema direita não tem escrúpulos de fazer jogo sujo e continuar repetindo suas óbvias mentiras - eles sabem que seus ouvintes/espectadores vão acreditar.
Cris:
O Gore não vai se candidatar - pelo menos até o momento ele não quer. Mas ainda tem tempo de mudar de idéia. Só que a essa altura do jogo, não estou levando muita fé de que ele vai topar a parada.
Posted by: Leila | março 7, 2007 7:32 AM
Leila
Por quê querer prejudicar um candidato a candidato a presidente(Considerando que os republicanos já jogaram BEM mais sujo que isso em 1988, com o Willie Horton) é pior que usar epítetos racistas contra árabes, criticar as viúvas do 11 de setembro ou pregar o assassinato de um juiz da Suprema Corte? Meu ponto é que Coulter já disse coisas bem piores.
Se a questão é essa, Edwards pode provar que é macho, não pode? Ou se Edwards fosse gay o uso da palavra iniciada em f seria liberada?
Eu não vejo tanto ódio assim dos republicanos contra Edwards, mas sim contra Hillary Clinton, que é conservadora para caramba. E justiça seja feita, até agora eu vejo os republicanos elogiando bastante Bill Richardson, um *latino*, definitivamente o candidato democrata com maiores chances de vitória à presidência.
O uso de epítetos gays contra Barack Obama, Bill Richardson ou James Webb nunca colaria. Por quê colaria com o senador que as donas de casa amam?
Posted by: André Kenji | março 7, 2007 6:36 AM
Leila,
O teu post está excelente. Coitado do John Edwards. Pior ainda, acho,
é a situação do Obama. E processar a infâme Fox seria uma estratégia terrível. O melhor é ficar quieto p/ não alimentar mais o discurso. Desta ótica, quem tem mais chances é o Gore, não acha?
Bjs
Posted by: Cris S. | março 7, 2007 5:39 AM
Leila,
E' realmente muita sacanagem. A direita nao sabe mais o que fazer.
Excelente o seu post!
PS: Eu tb fiquei super feliz pelo Gore (post abaixo).
bjs.
Regina
Posted by: regina | março 7, 2007 1:26 AM
Oi Leila, nem sei mais onde li sobre essa do Obama ter estudado em escola de terroristas... já desconfiei logo!
Que coisa essa do Edward! Não tenho visto tv então tô meio por fora das últimas novidades...
Essa Ann Coulter é o fim! Que nem quando falou das viúvas de 9/11.
Vc acha que quando aquele senador candidadto a presidente disse que o Obama é um cara "clean" ele estava se referindo a alguma outra coisa, além de querer dizer honesto?
Posted by: Isabella | março 6, 2007 9:24 PM
André, você não está pegando o ponto principal da questão. Não é ela usar um termo "ofensivo para os gays", mas sim colocar a pecha de viado num candidato à presidência - que é um homem absolutamente hetero, casado e pai de filhos - para prejudicar a carreira dele.
Os republicanos sempre tiveram uma raivinha especial do John Edwards, porque ele apesar de ter idéias progressistas, ele faz o tipo certinho, e com pinta de galã, que as donas de casa conservadoras também gostam, e que não parece ameaçador para os homens. Os republicanos na eleição passada (em que ele entrou na chapa como vice de Kerry) o chamavam de "Breck Girl" (numa alusão a um comercial de shampoo.) E o cabelo dele nem é tão arrumadinho assim.
Posted by: Leila | março 6, 2007 8:48 PM
Leila
Quando a Ann Coulter pediu que alguém matasse John Paul Stevens, ela havia chegado a um ponto bastante baixo. Por quê ela estava pedindo que um juiz da Suprema Corte fosse morto, para ser substituído por um Presidente E um Senado republicano. Isso é pedir por um golpe de estado, e é muito mais baixo que usar termos pejorativos para gays.
O Glenn Greenwald tem razão(http://www.salon.com/opinion/greenwald/2007/03/06/cult/index.html). O problema é que os republicanos insistem em idolatrá-la e coloca-la no centro dos debates. Ela nunca deveria aparecer numa convenção importante de conservadores, convidada por alguém que quer ser presidente, se houvesse decência nesse meio.
Posted by: André Kenji | março 6, 2007 8:42 PM
ha! aqui no Brasil isto é prática comum. o que recebi de mails falsos plantando histórias... sem falar no comportamento da Veja. e toda semana pintava um boato:
"a Veja deste fim de semana tem uma bomba" ; "a matéria de capa é caso de impeachment do Lula".. .etc.
o que não faz uma dor de cotovelo da editora Abril por perder uma licitação de livros didáticos no MEC, não é mesmo?
Posted by: Serbon | março 6, 2007 5:40 PM
I thought that was Bobby Kennedy at first glance!!! I hope Edwards can make a push and get Hillary the wanker out of the way.
Posted by: capt. K | março 6, 2007 2:44 PM
Excelente esse post!! Eu tinha ficado puta com essa historia da Ann Coulter e tinha achado o cumulo, uma vergonha pra nossa raca. E tinha ouvido falar por alto do lance do Obama, que agora voce explicou direitinho aqui. Excelente.
Posted by: Andrea N. | março 6, 2007 9:10 AM
Marcos, aí é que está a desonestidade da Fox News. O fato de o pai biológico dele ser africano muçulmano (não-praticante) e o padrasto ser da Indonésia (onde se pratica religião muçulmana) e ele ter o nome super comum de "Hussein" NÃO É sinônimo de terrorismo!!!! O raciocínio é tão maluco e despropositado, que parece surreal, mas é o que acontece aqui nos EUA, o público acredita. E o canal Fox fica impune mesmo depois de disseminar essas mentiras.
Posted by: Leila | março 6, 2007 9:07 AM
Leila, eles estão dizendo isso do Obama por causa do nome do meio dele, que o pai escolheu. Mas ele garante que é só o nome. Mas já deu repercusão suficiente sobre terrorismo.
Abraços
Marcos
Posted by: Marcos Siqueira | março 6, 2007 8:00 AM
André, os republicanos/candidatos estão "reclamando", mas quanto mais o caso aparece com destaque, mais o público ouve "John Edwards é viado". Ou seja, a Ann Coulter conseguiu o que queria. Just wait and see. Veja os exemplos do "Obama muçulmano" e do "Kerry covarde e traidor" abaixo.
Marco, mas essas informações sobre o Bush são verdadeiras. Só que infelizmente não são suficientes para destruir uma carreira política nos EUA.
Marcio, obrigada. São lindas as fotos do seu blog, depois vou visitar com mais calma.
Posted by: Leila | março 6, 2007 7:07 AM
Hmmmm... Mas a Ann Coulter no caso foi criticada inclusive por vários republicanos(Até pela Michelle Malkin!).
Eu acho que ela falou mais merda quando pediu pelo assassinato de um juiz da Suprema Corte, mas concordo com o Glenn Gleenwald de que os republicanos deveriam saber com que estavam convidando para a conferência...
Posted by: André Kenji | março 6, 2007 4:37 AM
Ah, Leila, mas fazem o mesmo com os candidatos republicanos. Basta lembrar o que falaram do glorioso George W. Bush, sobre ele ser um idiota, sobre ele não dar a mínima pro meio-ambiente, sobre ele privilegiar o mais ricos e coisas que tais.
Posted by: Marco Aurelio Brasil | março 6, 2007 4:00 AM
Nossa, gostei do texto bem explicativo para quem está aqui na Europa. Como uma rede de televisão pode "plantar" notícias desse jeito?
Abs!
Marcio
http://ajanelalaranja.blogspot.com/
Posted by: Marcio | março 6, 2007 1:34 AM
Leila, obrigado pela visita e pelo link aí no texto para meu blog. De olho nesse pessoal reaça...
Posted by: Daniel Lopes | março 5, 2007 4:58 PM