Vinho tinto pode anular efeitos da gordura e prolongar vida

Esses ratos do National Institute on Aging se empanturraram de comida gordurosa, mas tiveram vida longa e saudável graças ao resveratrol do vinho
Pesquisadores da Harvard Medical School descobriram que uma substância natural do vinho tinto, chamada "resveratrol", anula os efeitos de uma dieta de alta caloria e gordura, e aumenta significativamente a expectativa de vida - pelo menos para os ratos de laboratório. O estudo, publicado hoje na Nature, é otimista quanto ao benefício do resveratrol ser equivalente para os seres humanos. Mas a idéia não é recomendar que todos saiam bebendo vinho tinto à vontade - afinal, os efeitos do álcool iriam ser prejudiciais à saúde - e sim criar um medicamento com alta dosagem de resveratrol, para que até os mais obesos aumentem suas chances de viver sem diabetes, problemas cardiovasculares e de fígado.
Ainda não se sabe a dosagem segura ou eficaz para seres humanos, mas o médico responsável pela pesquisa, Dr. David Sinclair, não quis nem esperar e já está tomando resveratrol ele mesmo, junto de sua mulher e seus pais, enquanto fazem acompanhamento médico para checar qualquer problema em seu metabolismo. E o público geral, o que deve fazer enquanto aguarda a promessa desse revolucionário remédio? "Vá em frente e tome aquela taça de Pinot Noir", diz o Dr. Ronald Kahn, presidente do Joslin Diabetes Center em Boston.
Comments
Estou aliviado, mesmo. Quem diria... Evoé Baco!
Posted by: luizao | novembro 3, 2006 1:41 PM
Tô salva! Vou viver 200 anos! :)
Posted by: Andréa N. | novembro 3, 2006 6:54 AM
Minhas doses regulares de Marzemino, corroboram a tese. Acho que sem isso eu pesaria 238,4 Kg mais ou menos.
Posted by: Flavio Prada | novembro 2, 2006 10:24 AM
será que não descobrem logo algo de bom nos cigarros também?
Posted by: gugala | novembro 2, 2006 10:05 AM
Acho que ja falei que de Wine Connoisseur eu nao tenho nada, ne? hehe, nao vou nem disfarcar. Eu gosto de vinho somente se for docinho mesmo. No Brasil tomava Liebfraumich (que aqui eles chamam de Blue Nun). Aqui, descobri que gosto mais ainda do Rissling. Em ambos os casos, vinho branco, e tenho certeza, nao cotados entre os melhores. De vez em quando, eu dou uma de enxerida e vou checar as novidades.
Essa pesquisa so vale para os vinhos tintos?
Eu sou adepta dos "foofoo drinks" margarita, morjito, pina colada, essas coisas.
Posted by: Laurinha | novembro 2, 2006 7:08 AM
Com revesterol ou não, cada dia aprecio mais uma boa taça de vinho tinto.
Posted by: Roberson | novembro 2, 2006 4:26 AM
Isso sim é que é boa notícia!!!
E enqto esse remédio nao sai,vou me embriagar....Hic! Hic!
Bjos,
Posted by: Carla | novembro 2, 2006 3:09 AM
Eu já tinha lido que ele é ótimo pra uma vida longeva e livre de colesterol alto, mas, que pode até, em ultima instancia, ajudar a emagrecer (já que anula os efeitos de uma dieta alta em gordura e caloria) me pareceu a melhor noticia do ano! ;-)
Posted by: Vanessa | novembro 1, 2006 6:11 PM
in vino veritas!
Gosto das bebidas dos fermentadas, sobretudo uma geladíssima cerveja escura. Já se comprovou que a cerveja, se consumida moderadamente, é boa pra tudo.
Uma rápida história: todo sábado vou a um boteco da pior qualidade aqui perto de casa, pra tomar umas e outras e bater papo. Todo sábado um velhote - que é a CARA do Niemeyer - pede sua cerveja e fica lá, bebendo e parecendo absurdamente feliz. Não que a cerveja seja o elixir do bom humor, mas exatamente o contrário: pessoas de bem com a vida é que escolhem a cerveja - e um bom vinho também.
Posted by: Hemeterio | novembro 1, 2006 5:15 PM
Oi Leila. Não sei se foi exatamente essa a pesquisa que eu tinha visto, mas já estava ligada nisso. Eu já defini minha dosagem e tô comendo "bem" e bem de saúde.
Um vinhozinho é sempre bem vindo! Mesmo nesse calorão aqui.
Beijos
Posted by: Flávia Nogueira | novembro 1, 2006 4:30 PM