Pois é,
Descobriram nova utilidade para as minhocas: notícia. Isso mesmo, usam minhocas para criar e veicular notícias. Lendo o site da BBC, me depero com a seguinte manchete:
"Parar de comer doces 'pode prolongar a vida em até 15 anos'"
com o seguinte subtítulo:
"Uma pesquisa realizada na Alemanha sugere que abdicar de doces e carboidratos pode aumentar a expectativa de vida em até 15 anos."
Como não como doces (açucar), ou muito raramente como, fiquei feliz por saber que tenho mais quinze anos de vida. Imaginando o que farei com o brinde, começo a ler a notícia. Bueno, leiam por vocês mesmos, é curtinha:
Nutrição Humana, da Universidade de Jena, realizaram experiências em minhocas e observaram que o corte da ingestão de glicose, encontrada em alimentos ricos em açúcar e carboidratos, levou os invertebrados a aumentarem consideravelmente a produção de radicais livres.Os radicais livres são moléculas que podem ser prejudiciais ao organismo porque estão ligadas a processos degenerativos, como o câncer e o envelhecimento.
Os pesquisadores, no entanto, observaram que a falta de glicose fez com que as minhocas rapidamente reagissem aos radicais livres, produzindo enzimas de defesa contra estas moléculas e aumentando a expectativa de vida em 20%.
Este número, calculam os pesquisadores, seria o equivalente a 15 anos na espécie humana.
“Se este resultados se mostrarem efetivos para a espécie humana, isto significa que o fim do consumo de glicose pode ter efeitos positivos na expectiva de vida”, afirmou Michael Ristow, um dos líderes da pesquisa.
“Durante o processo, as minhocas produziram mais radicais livres, mas ao mesmo tempo ativaram rapidamente as defesas contra essas moléculas. O mal acabou produzindo algo bom no fim”, acredita.
Ainda de acordo com ele, o consumo de açúcar corresponde de 15% a 20% da ingestão diária de calorias, que não são necessariamente glicose, mas acabam se transformando na substância durante a digestão.
Fiquei triste. Antes tivesse parado a leitura na manchete. Poderia sair por aí dizendo a todo mundo para que parassem de comer doces (quem não iria gostar seriam os donos das confeitarias e produtores de açucar) e vivessem mais.
Mais triste ainda fiquei por ter, depois de tantos anos de experiência, caído no conto da manchete. Definitivamente, não dá pra levar a sério a mídia. E espero que vocês não tenham caído no conto do título...








































